Conexão Jazz

A busca de novidades para o programa Caminhos do Jazz, apresentado pela Rádio Universidade FM - 106,7mHz, emissora Furg, foi a partida para a criação do projeto Conexão Jazz em 2004. A partir de contatos com gravadoras e produtoras, o apresentador do programa, J. C. Celmer, descobriu a viabilidade de trazer até Rio Grande (RS) experiências musicais de alto nível, a preços populares e com a participação de músicos que se apresentam em salas do mundo inteiro.

My Photo
Name:
Location: Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil

Tuesday, June 26, 2007

Cidinho Teixeira em noite especial

O pianista Cidinho Teixeira esquentou a fria noite de 27 maio de 2007, com sua apresentação no Teatro Municipal. Foram mais de duas horas de um show que se dividiu em duas partes: com Gilberto Oliveira (baixo) e Eduardo Escalier (bateria), ele mostrou composições próprias e visitou os mestres da MPB - Johnny Alf, Tom Jobim, Dori Caymmi, Milton Nascimento e Sivuca - levando o público ao delírio com "Brasileirinho" (Waldir Azevedo e Pereira Costa).

Apesar do rápido contato com Gilberto e Escalier e da complexidade dos temas executados (só fizeram um ensaio na manhã de domingo), a música rolou com desenvoltura, abrindo espaço para solos e improvisações do trio. A música instrumental transitou por vários ritmos, do samba ao choro, do baião ao afoxé, passando pelo jazz-fusion e pelas poliritmias. Ao final da primeira parte, a cantora Regina juntou-se ao grupo para interpretar "Flor de Liz", de Djavan. Na segunda parte, Cidinho chamou ao palco alguns amigos com quem tocou no conjunto Arpege, na década de 50 - João Ivo Souza (saxofone), Huguinho (bateria) e José Mello (acordeão e piano).
Emocionado pelo retorno a Rio Grande depois de 28 anos, Cidinho contou um pouco de sua história e, referindo-se a dupla que o acompanhou, destacou a tradição rio-grandina de ter grandes instrumentistas. Milcíades Teixeira, 65 anos, está radicado em Nova Iorque há 22 anos, onde mantém carreira artística juntamente com o baterista (também rio-grandino) Portinho (Telmo Porto) - ambos já renomados no jazz da noite nova-iorquina. O músico se encontrava no Rio de Janeiro e sua vinda a Rio Grande resultou de um esforço de amigos, do pessoal do blog Papareia e do tecladista José Mello (empresário rio-grandino que reside em Joinville - SC). Com o apoio do apresentador Caminhos do Jazz, da Rádio Universidade FM, José Celmer, o evento acabou sendo uma edição extra do Projeto Conexão Jazz.


Cidinho começou sua carreira no final da década de 1950, como acordeonista na boate Chez Nous, no Cassino, e no conjunto Arpege, de Rio Grande, juntamente com José Mello, João Ivo Souza, Huguinho, Ary Piassarollo, Canabá Ballester, Wilson Carvalho, Mujica, Ivan Porto, Romeu Xavier e outros músicos.
Compositor e arranjador, acompanhou Gilberto Gil, Gal Costa, Tim Maia, Tom Jobim, Elis Regina, Hermeto Pascoal, Djavan e tantos mais. O músico também lembrou lembrou de sua presença em Rio Grande no final da década de 70, quando fazia parte da banda de Gilberto Gil, na turnê do disco Refavela.
Recentemente ajudou suas filhas a formar o quinteto Gimacalis, palavra criada a partir das iniciais do nome das jovens cantoras - Gisela, Mary, Carolina, Lira e Stephanie. "É uma carreira longa, são 50 anos de música, pois comecei com 11 anos de idade, Fui para Porto Alegre com 19 anos, sempre tocando. Aí fui para a Argentina, depois fui para o Rio de Janeiro, onde fiquei e fui viajando pelo mundo. Morei em São Paulo por um ano, depois fixei residência no Rio, de 71 até 85, quando saí de lá e fui para os Estados Unidos", contou Cidinho. Em Nova Iorque, ele costuma se apresentar no Blue Note templo do jazz, onde acompanhou muitos artistas do gênero, e no Zinc Bar, tocando brasilian jazz, além de excursionar com freqüência.
Fotos: Thiago Piccoli

2 Comments:

Blogger TV de LCD said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.

7:15 PM  
Blogger Aline said...

Olá! meu nome é Aline, sou sobrinha do Portinho filha do Damião e queria muito me comunicar com ele mas não acho um contato, pode me ajudar? Obrigada!

4:30 PM  

Post a Comment

<< Home