Conexão Jazz

A busca de novidades para o programa Caminhos do Jazz, apresentado pela Rádio Universidade FM - 106,7mHz, emissora Furg, foi a partida para a criação do projeto Conexão Jazz em 2004. A partir de contatos com gravadoras e produtoras, o apresentador do programa, J. C. Celmer, descobriu a viabilidade de trazer até Rio Grande (RS) experiências musicais de alto nível, a preços populares e com a participação de músicos que se apresentam em salas do mundo inteiro.

My Photo
Name:
Location: Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil

Friday, May 25, 2007

A vez dos ingleses



Depois dos norte-americanos, Jane Blackstone e Werner "Vana" Gierig, o Conexão Jazz chegou a sua terceira edição com trazendo o som instrumental do duo britânico formado pelo saxofonista Trevor Watts e pelo percussionista Jamie Harris. O show confirmou a avaliação de uma recente apresentação no Hothouse Club, de Chicago, traz o seguinte comentário na coluna Jazz Review, do jornal Chicago Tribune: "O diálogo de Trevor Watts e Jamie Harris transmite uma tremenda energia, levando a platéia a um cativante mas nada familiar terreno musical".

E foi isso mesmo. O som nervoso da dupla teve o tempero da world music impregnado com uma boa dose de exotismo. É o reflexo da condição de Watts, natural da cidade inglesa de York, que se tornou um cidadão do mundo graças às suas viagens constantes. Exemplo disso foram as apresentações que antecederam a presença do músico no Brasil - nos Estados Unidos, República Dominicana e Mongólia.
No palco, os quatro cantos do mundo parecem muito pouco para este cigano cultural, e Rio Grande (RS) foi mais um canto a experimentar a sua versatilidade e espontaneidade musical. Foram musicas tingidas de todas as cores, oriundas de várias nacionalidades. Experimentais muitas vezes, sem fronteiras sempre.

Jamie Harris explorou as sonoridades dos instrumentos de percussão de forma impressionante. Exibiu as poliritmias em congas, nos bongôs latinos e nos djembês africanos. Demonstrou sutileza em pratos, triângulos, cimbales e curiosos instrumentos orientais. Enfim, a world music para todos os cantos do mundo, inclusive para o extremo sul do Brasil. O espetáculo faz parte das festividades de comemoração do 105º aniversário do Sport Club Rio Grande e aconteceu no Teatro
Municipal, no dia 25 de julho de 2005. A abertura do show ficou por conta do trio instrumental do guitarrista, violonista e baixista Gilberto Oliveira.

por Hamilton Freitas


Saiba mais sobre Trevor Watts

0 Comments:

Post a Comment

<< Home