Conexão Jazz

A busca de novidades para o programa Caminhos do Jazz, apresentado pela Rádio Universidade FM - 106,7mHz, emissora Furg, foi a partida para a criação do projeto Conexão Jazz em 2004. A partir de contatos com gravadoras e produtoras, o apresentador do programa, J. C. Celmer, descobriu a viabilidade de trazer até Rio Grande (RS) experiências musicais de alto nível, a preços populares e com a participação de músicos que se apresentam em salas do mundo inteiro.

My Photo
Name:
Location: Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil

Friday, May 25, 2007

Letícia e Piassarollo dão o toque nacional


Oportunamente, o projeto Conexão Jazz também voltou-se a música nacional por duas ocasiões. A primeira foi com a promoção do concerto da talentosa cantora rio-grandina Letícia Torança. Um projeto que conquistou credibilidade pelo alto nível dos artistas apresentados - tanto os estrangeiros quanto os locais - não correria o risco de perdê-la com um evento menor. Daniel Duarte (violão), Gilnei Oliveira (contrabaixo), Alessandro Volcan (violoncelo), Edinho Galhardi (bateria) e Plínio Santos (acordeon) formaram a banda que acompanhou Letícia, uma agradável revelação no cenário musical local.

No palco, a cantora mostrou com desenvoltura alguns clássicos da MPB e músicas inéditas e fez jus ao espaço que lhe foi concedido. O show aconteceu em setembro e antecedeu à apresentação do último Conexão Jazz de 2005, que presenteou o público com o guitarrista Ary Piassarollo na antevéspera do Natal.

O quinteto liderado por Piassarollo executou composições do guitarrsita, clássicos da MPB e standards do jazz, mostrados com o refinamento e a excelência dos músicas. E que não se confunda excelência com elitização, o que afastaria o Conexão Jazz da sua proposta de popularizar o gênero jazz. Entenda-se excelência como o resultado da mistura de talento, técnica e bom-gosto, requisitos que estão ao alcance de todos. O guitarrista, hoje radicado em São Paulo, morou por quase duas décadas nos EUA, mas antes gravou e acompanhou nomes como Elis Regina, Djavan e Ivan Lins, entre outros.

Acompanhado por Eduardo Escalier na bateria, Alexandre Chagas no contrabaixo, Daniel Zanotelli no sax alto e Eduardo Varela no teclado, o guitarrista rio-grandino apresentou arranjos pessoais de temas clássicos como Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso, e Georgia, canção imortalizada por Ray Charles. O concerto, por si, de nível internacional, foi enriquecido com dois momentos mágicos: a presença da cantora Letícia Torança e do guitarrista Gilberto Oliveira. Ela hipnotizou a platéia, interpretando Fascinação. Gilberto Oliveira - em duo com Ary - inspirado por Paco de Lucia e Al Di Meola, arrebatou os presentes, ao executar uma peça do repertório flamenco.

Piassarollo foi mais um músico de jazz, essencialmente instrumentista, e rio-grandino, com caráter internacional que o Projeto Conexão Jazz ofereceu ao público, alcançando o seu objetivo de tornar esse gênero musical acessível a um grande número de pessoas, seja pelo valor do ingresso, seja pelo conforto de tê-lo em sua própria comunidade, sem a atribulação de deslocar-se para outras cidades.

por Hamilton Freitas
foto Letícia e Ary - JCelmer

0 Comments:

Post a Comment

<< Home