Conexão Jazz abre 2006 com Cliff Korman

O pianista mostrou que absorveu os segredos da MPB e afirmou ter o dom da linguagem brasileira e habilidade improvisional No primeiro evento de 2006, o projeto Conexão Jazz apresentou o pianista norte-americano Cliff Korman. Foi no dia 25 de março, no Teatro Municipal. A dedicação de Korman para a música brasileira continua com firmeza incansável. No ano 2000, ele foi destaque em um projeto com Andreas Vollenweider no dueto com Wagner Tiso e acompanhando Mílton Nascimento com um quinteto de cordas e percussão. No princípio de 2001, ele arranjou, produziu e tocou piano em Blue Bossa da cantora brasileira Ana Caram, além de produzir o retorno de Chuck Mangione. Também excursionou em Portugal e Itália com o projeto Gafieira Dance Brasil - que acabou virando CD - e recebeu grandes elogios da imprensa.
No palco do Municipal, acompanhado por Gilberto Oliveira (baixo, guitarra e violão) e Eduadro Escalier (bateria), o pianista mostrou que absorveu os segredos da MPB e afirmou mais uma vez ter o dom da linguagem brasileira e habilidade improvisional. A carreira de Korman teve início nos primeiros anos da década de 80, quando começou a pesquisar e estudar técnicas de improviso e diferentes linguagens musicais. Foi então que descobriu sua paixão pela música brasileira e decidiu se estabelecer no País, dando início a uma série de projetos em parceria com o clarinetista Paulo Moura, como o disco Mood Ingênuo - Pixinguinha Meets Duke Ellington (gravadora Jazzheads), de 1996.
A melodia brotou do trio, cresceu e com ela veio um mundo de emoções evocadas por arranjos bem elaborados. Luíza, de Tom Jobim, foi o prelúdio certo para a faixa central de Mood Ingênuo: o potpourri de Pixinguinha e Duke Ellington. Aí a plateia pode ouvir e viver a idéia principal do álbum. Os músicos desfilaram clássicos como Satin Doll, Lamentos, Ingênuo, In a Mellow Tone, Sophisticated Lady, Rosa, e emocionaram ao encerrar com As Rosas Não Falam, de Cartola. O público, bastante heterogêneo, também foi destaque da noite e mostrou que o projeto Conexão Jazz, que chega ao seu terceiro, ano foi bem aceito.


Por Hamilton Freitas
0 Comments:
Post a Comment
<< Home