Conexão Jazz

A busca de novidades para o programa Caminhos do Jazz, apresentado pela Rádio Universidade FM - 106,7mHz, emissora Furg, foi a partida para a criação do projeto Conexão Jazz em 2004. A partir de contatos com gravadoras e produtoras, o apresentador do programa, J. C. Celmer, descobriu a viabilidade de trazer até Rio Grande (RS) experiências musicais de alto nível, a preços populares e com a participação de músicos que se apresentam em salas do mundo inteiro.

My Photo
Name:
Location: Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil

Friday, May 25, 2007

Conexão Jazz abre 2006 com Cliff Korman


O pianista mostrou que absorveu os segredos da MPB e afirmou ter o dom da linguagem brasileira e habilidade improvisional No primeiro evento de 2006, o projeto Conexão Jazz apresentou o pianista norte-americano Cliff Korman. Foi no dia 25 de março, no Teatro Municipal. A dedicação de Korman para a música brasileira continua com firmeza incansável. No ano 2000, ele foi destaque em um projeto com Andreas Vollenweider no dueto com Wagner Tiso e acompanhando Mílton Nascimento com um quinteto de cordas e percussão. No princípio de 2001, ele arranjou, produziu e tocou piano em Blue Bossa da cantora brasileira Ana Caram, além de produzir o retorno de Chuck Mangione. Também excursionou em Portugal e Itália com o projeto Gafieira Dance Brasil - que acabou virando CD - e recebeu grandes elogios da imprensa.
No palco do Municipal, acompanhado por Gilberto Oliveira (baixo, guitarra e violão) e Eduadro Escalier (bateria), o pianista mostrou que absorveu os segredos da MPB e afirmou mais uma vez ter o dom da linguagem brasileira e habilidade improvisional. A carreira de Korman teve início nos primeiros anos da década de 80, quando começou a pesquisar e estudar técnicas de improviso e diferentes linguagens musicais. Foi então que descobriu sua paixão pela música brasileira e decidiu se estabelecer no País, dando início a uma série de projetos em parceria com o clarinetista Paulo Moura, como o disco Mood Ingênuo - Pixinguinha Meets Duke Ellington (gravadora Jazzheads), de 1996.


A melodia brotou do trio, cresceu e com ela veio um mundo de emoções evocadas por arranjos bem elaborados. Luíza, de Tom Jobim, foi o prelúdio certo para a faixa central de Mood Ingênuo: o potpourri de Pixinguinha e Duke Ellington. Aí a plateia pode ouvir e viver a idéia principal do álbum. Os músicos desfilaram clássicos como Satin Doll, Lamentos, Ingênuo, In a Mellow Tone, Sophisticated Lady, Rosa, e emocionaram ao encerrar com As Rosas Não Falam, de Cartola. O público, bastante heterogêneo, também foi destaque da noite e mostrou que o projeto Conexão Jazz, que chega ao seu terceiro, ano foi bem aceito.



Cliff Korman, que também é compositor e arranjador, está há mais de vinte anos ligado ao Brasil, espiritual e fisicamente. Desenvolveu projetos bilaterais relacionando, além de Pixinguinha e Duke Ellington, Gershwim e Jobim, Radamés Gnatalli e Telonius Monk. Tem vários discos gravados com músicos brasileiros e editou o livro Inside the Brazilian Rhythm Section (editora Sher Music) com o guitarrista Nelson Faria, também lançado no Japão pela editora Arikita Music. O pianista ministra cursos na City University of New York, The New School University, Manhattan School of Music, Universidades Federais do Rio de Janeiro e Minas Gerais e na Escola de Música de Brasília.





Inside the brazilian rhythm section - O livro traz oito estilos brasileiros (samba, bossa nova, partido alto, choro, baião, frevo, marcha-rancho e afoxé) detalhados e explicados, mostrando os padrões de acompanhamento e a interação entre violão, piano, baixo e bateria. Vem ainda com dois CDs, gravados em Nova Iorque, com faixas especiais, com as quais é possível "tocar junto", como se fosse um dos componentes da banda. Os CDs têm a participação dos músicos: Nelson Faria, violão; Cliff Korman, piano; Paulo Braga, bateria; David Fink, baixo acústico; Itaiguiara Brandão, baixo elétrico e Café, percussão.
Por Hamilton Freitas

0 Comments:

Post a Comment

<< Home