Conexão Jazz

A busca de novidades para o programa Caminhos do Jazz, apresentado pela Rádio Universidade FM - 106,7mHz, emissora Furg, foi a partida para a criação do projeto Conexão Jazz em 2004. A partir de contatos com gravadoras e produtoras, o apresentador do programa, J. C. Celmer, descobriu a viabilidade de trazer até Rio Grande (RS) experiências musicais de alto nível, a preços populares e com a participação de músicos que se apresentam em salas do mundo inteiro.

My Photo
Name:
Location: Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil

Sunday, May 27, 2007

Roseanna Vitro / Allen Farnham Quartet

Será inesquecível a apresentação que essa dupla norte-americana de jazz, acompanhada pela seção rítmica local, fez no Teatro Municipal no dia 18 último. Já era de se esperar, pois o Conexão Jazz, que produziu o show, e a Rádio Universidade 106,7 FM, através de seu programa "Caminhos do Jazz", desde outubro vinham alertando sobre a excelência da atração que viria até Rio Grande.


Foi a primeira incursão de Roseanna e Allen pelo território brasileiro, e nós tivemos a primazia de assistir a esse debut, o privilégio de estar lá, naquela noite memorável.Roseanna Vitro, no auge de sua forma musical aos 55 anos de idade, e Allen Farnham, aos 45 anos, esbanjando talento e criatividade, apresentaram um repertório bem escolhido variando entre temas rápidos e médios, algumas musicas brasileiras e novos standards instrumentais traduzidos para o vocal.O entusiasmo dos músicos e do público foi sempre crescente, culminando com cinco minutos de aplausos tanto na penúltima música como no já tradicional encore, ou o nosso "mais um..." Roseanna tem presença de palco e atividade incríveis, além de uma voz espetacular.


A tensão inicial de tocar com músicos novos e desconhecidos para ela sumiu totalmente a partir da segunda música quando sentiu a qualidade excepcional do baixista Gilberto e do baterista Eduardo e começou um diálogo musical constante, principalmente com o Eduardo, incentivando-o e dando dicas quanto à quebras de compasso e cadências. Com o Gilberto foi a mesma coisa, e daí então os dois músicos locais foram um show à parte.Allen Farnham formado pela escola Oberlin, do estado de Ohio, em 1983, data em que fez sua primeira gravação em um vinil independente como integrante do quinteto de Kenny Davis & Ernie Krivda, grava e também já produziu mais de 40 discos pelo selo Concord, que nos últimos anos, englobou conglomerados como a Fantasy e agora a Telarc, como o próprio Allen nos comunicou após o show. Quando o informei que o vinil da North Coast Records seria tocado no domingo no "Caminhos do Jazz" ele ficou impressionado e disse que só havia 2 cópias desse disco no mundo todo, a dele próprio e uma outra. Resultado: colocou em suas anotações que no Rio Grande, no Brasil, havia uma outra. Pequenas coisas que estão colocando a nossa terra no mapa do circuito musical mundial. Quanto ao talento desse músico, a prova maior no sábado foi quando ele tocou, liderando o trio, o tema "Manhã de Carnaval" num tempo absolutamente lento e usando muito o silêncio como complemento musical, bem ao estilo Bill Evans. Ao final da música, o silêncio e atenção da platéia, que quase lotou o teatro, era total, irrompendo num longo e frenético aplauso após a última nota.


Como se não bastasse a visita desses dois grandes talentos, veio junto com eles o grande e famoso produtor musical e engenheiro de som Paul Wickliffe, nome constante nas contra-capas de CDs, e que é marido de Roseanna Vitro, que proporcionou o desenho sônico perfeito da apresentação.Para mostrar que a performance de Roseanna Vitro em Rio Grande deve ter sido uma das melhores em sua longa e exitosa carreira musical conto o que ouvi após todos os cumprimentos, venda de discos, e autógrafos; Paul Wickliffe chamou Roseanna em um canto do saguão, casualmente onde eu estava, e disse reservada e intimamente uma verdade que era para ser um segredo do casal de artistas, mas que meu ouvido espichado e indiscreto captou: "YOU KILLED". Matou a pau.

Colaboração de Roberto Przbylski, expert in jazz, músico e apresentador do Programa "Caminhos do Jazz, da Rádio Universidade, 106,7 FM
fotos: JC CELMER

0 Comments:

Post a Comment

<< Home