Conexão Jazz

A busca de novidades para o programa Caminhos do Jazz, apresentado pela Rádio Universidade FM - 106,7mHz, emissora Furg, foi a partida para a criação do projeto Conexão Jazz em 2004. A partir de contatos com gravadoras e produtoras, o apresentador do programa, J. C. Celmer, descobriu a viabilidade de trazer até Rio Grande (RS) experiências musicais de alto nível, a preços populares e com a participação de músicos que se apresentam em salas do mundo inteiro.

My Photo
Name:
Location: Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil

Tuesday, June 26, 2007

Saskia Laroo e a swingin’ body music

A trompetista holandesa Saskia Laroo encantou o público rio-grandino no Teatro Municipal na noite de 28 de abril. Acompanhada pelo pianista e tecladista norte-americano Warren Byrd e pelos músicos locais Gilberto Oliveira (baixo) e Eduardo Escalier (bateria), ela mostrou o jazz mesclado com batidas eletrônicas, hip hop, reggae, além de influências hispânicas, caribenhas e também brasileiras. Com mais de 30 anos de carreira, a artista fez do trompete seu instrumento aos oito anos de idade. Ao completar 18 anos, após sair da faculdade de matemática, em Amsterdã, Saskia tocou em diversos grupos. Desde 1982, quando liderou sua primeira banda, a Salsa Caliente Band, a estrangeira vem tocando em diversos concertos e festivais pelo mundo.

Com seu grupo Saskia Laroo Band, formado em 1993, a trompetista lançou seu primeiro CD It´s Like Jazz, inspirado no ultimo trabalho de Miles Davis Doo-Bop. Em 1995, mostrou Body Music. Com o recém-formado grupo "Jazzkia", a holandesa apresentou seu terceiro disco, e em 1998, ao lado do lendário saxofonista americano Teddy Edwards, criou seu quarto trabalho, Sunset Eyes, 2000. Em 2005, foi a vez de J-5, gravado com o grupo Funk de Nite, da Polônia.
Saskia é considerada uma das melhores trompetistas de jazz da atualidade e seu nome já foi comparado a Miles Davis, um dos grandes músicos do estilo no mundo. Universo de poucas mulheres instrumentistas, o jazz contagiou Saskia quando ela tinha apenas oito anos de idade. Sua música é efervescente, com influências de hip-hop, salsa, funk e reggae, produzindo o denominado nu jazz ou swingin’ body music.
Na turnê brasileira, a artista apresentou músicas do disco J-5 (2005), lançado pelo seu próprio selo fonográfico.
A trompetista já se apresentou em países como EUA, Turquia, Itália, Colômbia e Coréia do Sul e participou de grandes festivais de jazz, como Atlanta Jazz Festival e Autumn Jazz Festival Prague.
Fotos: Gerson Pantaleão

0 Comments:

Post a Comment

<< Home